O HMGF dispõe de uma área construída de aproximadamente 3.000 m2, abrangendo todo o prédio do Hospital e prédio do Centro de Fisioterapia, de sua propriedade, abrigando os serviços de Clínica Médica, Clínica Cirúgica, Obstetrícia, Pediatria, Urgência e Emergência (Sala de Estabilização), entre outros.
Conta ainda com Serviços de Apoio Diagnóstico por Imagens e Patologia Clínica, Fisioterapia, Serviço de Classificação de Riscos, entre outros.
TODO O ATENDIMENTO DO HMGF volta-se exclusivamente à clientela do SUS ou à pura filantropia.
Tem cadastrado no CNES 59 (cinquenta e nove) leitos hospitalares, entre apartamentos e enfermarias, sem contar com leitos de observação clínica.
O segmento de cirurgias eletivas é um dos seus carros-chefe.
Bloco cirúrgico dentro dos padrões determinados por normas sanitárias da Vigilância Sanitária, contando com 03 modernas salas de cirurgias, espaçosas, monitorizadas, carros de anestesia, monitores multiparamétricos, mesa cirúrgica elétrica, bisturis elétricos, focos cirúrgicos de última geração, etc.
Central de Materiais e Esterilização – CME – com 02 autoclaves e as mais modernas Provas de Validação, o que assegura a qualidade da Esterilização realizada.
Infra-estrutura: 1. Central de Oxigênio com canalização para todas as áreas de assistência médica. 2. Lavanderia Industrial com duas máquinas de lavar para 100Kg de roupa simultaneamente, duas centrífugas, uma calandra e secadora. 3. Energia Solar que gera toda a carga elétrica consumida pela Unidade de Saúde. 4. Motor gerador próprio. 5. Poço tubular com vazão de 5 mil litros/hora. 6. Dessalinizador.
7. Caixas d’águas para aproximadamente 50 mil litros, contemplando a reserva para combate a incêndio. 8. Necrotério.
24 horas por dia durante toda a semana. Infraestrutura com equipamentos modernos para urgência e emergência, equipes de médicos, enfermeiros e técnicos treinados e capacitados. Monitores multiparamétricos, cardioversores, desfibriladores, macas hidráulicas, O2 canalizado.
O HMGF tem pronta para entrar em funcionamento uma moderna SALA VERMELHA, com 02 leitos, aparelhada com todos os equipamentos necessários a este setor de EMERGÊNCIA MÉDICA.
Respiradores Mecânicos convencionais e de Transporte, ECG, Cardioversor, Desfibriladores cardíacos, Bombas de Infusão Contínua, Macas hidráulicas apropriados ao atendimento, Oxigênio em Rede, etc.
A referida SE foi vistoriada pelas instâncias públicas de Saúde do Estado, tendo sido aprovada sem qualquer reparo ou diligência.
No momento o processo está no Ministério da Saúde aguardando a PORTARIA que vai HABILITÁ-LA como tal na RUE – REDE de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA.
As equipes de profissionais de saúde que vão trabalhar no Serviço estão treinadas, aguardando sua entrada em funcionamento.
Será o setor mais AVANÇADO DE ATENDIMENTO MÉDICO DA REGIÃO, atrás apenas da Unidade de Terapia Intensiva, do Hospital Regional de Pau dos Ferros – VI Regional de Saúde. Será também a 2a. Sala Vermelha da região do alto oeste do RN, com seus mais de 230.000 habitantes.
HMGF dispõe de 59 leitos hospitalares, assim distribuidos por suas clínicas e serviços médicos:
Clinica Médica: 16; Cirúrgica: 21; Pediatria: 6; Obstetrícia: 9; Neonatologia: 4; Suporte Ventilatório Pulmonar: 2; Reabilitação: 1.
Apartamentos e enfermarias amplos, em sua maioria climatizados.
A prestação de Serviços à população externa, em caráter ambulatorial, vai desde consultas médicas em clínica médica até consultas especializadas em pediatria, angiologia, ginecologia e outras especialidades.
Atividade permanente de pequenas cirurgias.
Centro bastante procurado para diagnósticos por imagem: colposcopia, ultrassonografia geral, ecocardiografia, radiografia geral com laudos liberados no dia do exame, mamografia, endoscopia digestiva alta.
Brevemente estarão funcionando em caráter regular os serviços de ecocardiografia e colonoscopia. Equipamentos adquiridos, setores prontos para iniciar.
Este setor tem sido um dos que receberam maior atenção e investimentos na última década.
Um dos pontos altos do HMGF é hoje o seu arsenal para diagnósticos precisos e embasados em avanços tecnológicos.
Obs: Os aparelhos do Setor são moderníssimos, semiautomáticos, englobando grande número de exames mais sofisticados para diagnósticos imprescindíveis no espaço hospitalar.
Trata-se de mais um pioneirismo do HMGF no município de Alexandria e na região oeste o Estado.
O Centro Regional de Fisioterapia, do Hospital Guiomar Fernandes, está prestes a completar 25 anos em atividades.
Os pacientes que chegam ao HMGF são encaminhados a esse Setor para receberem CLASSIFICAÇÃO do seu atendimento. Se de emergência – o mais rápido possível -, de urgência, ou algum outro atendimento de média ou baixa prioridade.
Este Serviço é obrigatório nas unidades de saúde como forma de valorizar e priorizar o atendimento.
Ali são colhidos os dados clínicos do paciente, verificados os SINAIS VITAIS: TA, FC, FR, Temperatura. Se necessário, realizados ECG, SO2 e outros necessários.